domingo, 29 de novembro de 2015

O materialismo e o ser humano primitivo

           As proposições materialistas parecem possuir um conteúdo quase que estritamente irracional, sistemático, dessa forma transformando em leis obrigatórias as características humanas mais deploráveis e primitivas.
        Após a invenção do dinheiro, as coisas e as pessoas adquiriram um novo modo de serem analisadas. Nesse contexto inteiramente monetário e materialista, os sentimentos e a moralidade foram abandonados, cedendo espaço para avaliações que têm como base o capital.
      O materialismo simplificou, ainda mais, as relações humanas. Baseadas em interesses particulares, as interações humanas ocorrem apenas quando alguma das partes nota a presença de algo que lhe possa beneficiar.
           Se Kant identifica a lei do menor esforço como sendo uma característica intrínseca em nós, podemos considerar o materialismo como sendo aquilo que mais nos agrada. Com ele nossos principais defeitos se tornam virtudes, as análises complexas e demoradas se tornam rápidas e práticas, e a interação entre as pessoas se torna simples e bem direcionada.
             Quando as pessoas vão finalmente entender que o ser humano é algo a ser superado?

Um comentário: